Luanda - Em tempos, fomos destacados para ir ministrar uma formação de utilizadores de uma solução tecnológica empresarial. Postos nas instalações da instituição, fomos recebidos pelo CEO que acomodou-nos em seu gabinete por alguns minutos para tratar de alguns aspectos administrativos e, a seguir, levou-nos até a sala do seu Assistente que nos acompanharia até a sala de reuniões, onde passaria a formação. Informamos que gostaríamos de chegar à sala ao que, prontamente, o senhor respondeu que ainda não estavam todos os formandos presentes.
Fonte: Club-k.net
Como temos o "mal hábito" de chegar antes dos participantes, insistimos que queríamos aguardar na sala. Postos no sítio, fomos recebidos por duas participantes, ao que, uma delas, em murmúrios, atirou: "Não gostei da forma como ele se vestiu nem de como ele fala e nem é simpático".
Ao que, a sua colega respondeu: "Mas, você assim quer como? Te falaram que ele veio aqui mostrar a roupa ou fazer amizades?" Passados 10 minutos, ficou completo o total de formandos acordado e, prontamente, saudamos a turma e o CEO veio tecer as palavras de boa sessão formativa. No decurso dos trabalhos, a Senhora que "não gostou da nossa roupa e forma de ser" foi das que mais perguntas fez e que, nalguns casos, as questões pareciam, para os seus colegas, desnecessárias. Cá para nós, foram das mais pertinentes questões, na medida em que, permitiram limar algumas arestas e dava-nos a oportunidade de medir o grau de compreensão dos demais bem como simular cenários de acções práticas.
A auto-avaliação foi, para cada um dos formandos, positivo, situando-se entre 7-10. Aos dois formandos que se auto-avaliaram com a média 7 procuramos contactar, em off, para tentar saber se em que aspectos precisavam melhorar. Responderam que, na verdade, estavam bem servidos, só não queriam que o formador "se esticasse"' com o desempenho fenomenal de todos. Demos, juntos, uma gargalhada.
Lembramos-nos desta situação porquê, enquanto caminhávamos, numa recente manhã, pelas artérias da cidade Kianda (Luanda), deparamos-nos com uma das formandas "das caras trancadas" que, veio até nós e disse: "Formador, sabes que agora sou craque ao usar a solução, lá na empresa, e até já estou a dar instruções aos novos colegas?" Respondemos que ficamos felizes em saber e que, na próxima, a convidaremos para passar o testemunho. Foi então que ela confessou-nos: "sabes, quando lá foste, pensamos que fosses só mais um daqueles consultores que vão lá, com fato e gravata, e nem explicam nada bem e vão embora, com tanta banga deles. Agora, te vendo aqui, afinal és lindo, gente fina e sabes estar". Como nestas situações, normalmente, ficamos vermelho, apenas dissemos "Miuxxxx, pá 🙈🙊😷".
Caso para dizer que, nem sempre as aparências enganam, mas, na maioria das vezes, enganam sim.
Já agora, será que as aparências de JLO e de ACJ enganam-nos?
Att,
Malunda Ntchima ,
DE NAMBUANGONGO, 13.05.2021.
from CLUB-K https://ift.tt/3ofVNJm
Sem comentários:
Enviar um comentário