Carregadores africanos devem ser observadores da zona de livre comércio, defende PCA da ARCCLA - Club-K Angola News | club k noticia hoje

Club-K Angola News | club k noticia hoje

club-k é um portal de notícias famoso. Este site não é o portal de notícias oficial do club-k.club k noticia hoje, noticias de angola club k.

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 25 de abril de 2021

Carregadores africanos devem ser observadores da zona de livre comércio, defende PCA da ARCCLA

Luanda - A décima segunda Assembleia da União dos Conselhos de Carregadores de África, UCCA, encerrou este Sábado em Kianshasa, RDC, com a recomendação para que seja exercido total apoio dos seus membros para a dinamização e construção de infraestruras logísticas para facilitação do comércio, assim como Corredores de Desenvolvimento e Plataformas Logísticas. 

Fonte: UCCA


Consta ainda das principais linhas saídas do evento a assinauura de um memorando de cooperação com o Secretariado Geral da Zona de Livre Comércio do Continente Africano,ZCLCA, para ratificar o estatuto da UCCA de observador e confirmar a sua presença num dos sub-comités da ZCLCA, “uma vez que a UCCA tem o domínio, o conhecimento e as estatíticas de toda a carga que é transportada e movimentada, quer seja interna, quer seja externa, nos seus respectivos países”, segundo fez saber o Presidente do Conselho de Administração da ARCCLA, Catarino Pereira.

Os representantes dos diversos Comités Director da UCCA prestaram particular e especial atenção aos aspectos das vantagens e oportunidades na ZCLCA, os sistemas de transportes na implementação da zona e de igual modo as ameaças que zona da zona, adiantou o PCA da ARCCLA.

 

A Assembleia concliu igualmente que deve haver uma maior contribuição para o desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas e maior inclusão, bem como a participação das mulheres no comércio intra-africano. O evento que teve início na segunda-feira, por via seu Comité, aprovou os instrumentos de gestã, como são os casos do Plano de Actividades e Orçamento, assim como deliberou sobre uma série de iniciativas que farão parte das resoluções que nortearão os destinos da União próximos dois anos.


O conclave Angola foi indicada para se ocupar das responsabilidades de primeiro Auditor. A Republica Democrática do Congo ficou com a presidência e o Senegal é actualemnte a Vice Presidente da UCCA.

 

O evento que reuniu organizações económicas regionais africanas, órgãos de gestão de corregadores de transportes do Norte, Centro e Sudeste do Continente, autoridades portuárias, instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial, BM, e Banco Africano de Desenvolvimento, BAD. Abordou, entre outras questões, a livre circulação de mercadorias entre os Estados membros da UCCA, estratégias que levem ao funcionamento das suas instituições, tendo como obstáculo para ultrapassar, os momentos difíceis causados à economia mundial, pela da Pandemia do Covid 19. A Conferência Internacional estudou mecanismos que concorrem para a facilitação do tráfico comercial.


A 12ª Assembleia da UCCA contou com a participação de representantes de Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Congo Brazzaville, Costa do Marfim, Gabão, Guiana, Guiné Equatorial, Guiné-bissau, Guiné conacry, Mali, Níger, Nigéria, República Centro Africana, Senegal, Tchad e Togo e como tema “UCCA, Face aos Desafios da Implementação da Zona de Livre Comércio Continental Africana”.


A Organização tem como meta o ano de 2023 para ver suas políticas económicas implementadas com estratégias que foram lançadas para garantir o desenvolvimento do Continente.


O país esteve representado no evento pelo Ministério dos Transportes por via da Agência Reguladora e Certificação de Carga e Logística de Angola, ARCCLA, e pelo Porto de Luanda.

 



from CLUB-K https://ift.tt/3sNlz8l

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages