No 27 de Maio pesavam sobre mim graves acusações de coisas que eu nāo tinha feito - Palmira Africano - Club-K Angola News | club k noticia hoje

Club-K Angola News | club k noticia hoje

club-k é um portal de notícias famoso. Este site não é o portal de notícias oficial do club-k.club k noticia hoje, noticias de angola club k.

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 30 de maio de 2021

No 27 de Maio pesavam sobre mim graves acusações de coisas que eu nāo tinha feito - Palmira Africano

Luanda - Na sequência do que aconteceu no dia "27 de Maio" de 1977, no dia 28 iniciou a caça às bruxas. O João Mendonça irmão do Tilú Mendonça que era meu amigo e padrinho de casamento, ao cair da tarde foi avisar-me para fugir porque o Titú tinha sido preso. Eu disse-lhe que não ia fugir porque não tinha feito nada e nem sabia de nada. E para além do que vira e ouvira no dia 27, realmente não sabia rigorosamente nada!

Fonte: Club-k.net

A minha mãe disse-me para ir para a casa do meu tio Papo (Domingos Coelho da Cruz), um dos seus irmãos mais velhos que morava próximo de nós. Assim fiz. Passados poucos minutos a minha irmã Titina ligou para o tio a perguntar se eu estava lá e disse que uma patrulha da polícia (corporação a que eu pertencia) chefiada pelo Cunha tinha ido buscar-me com atitudes muito intimidatórias.


Na manhã seguinte muito cedo voltei para casa, a minha mãe disse-me para ir me apresentar, eu disse que preferia esperar que me fossem buscar, porque caso fosse a pé podia ser morta na rua. Ela disse-me "vai, não vai te acontecer nada, não quero voltar a ver o que vi ontem cá em casa". Fardei-me e foi andando até ao comando geral, apresentei-me e mandaram-me aguardar. Eu não sabia nem imaginava que estava presa.


Eu sou a primeira filha dos meus pais, estava casada há 7 meses e morava ao lado deles. O meu marido também militar, era piloto e estava na frente de combate e meu pai estava em Malange onde trabalhava. A minha terceira irmã tinha sido morta pelo marido em Março, há dois meses portanto. A minha mãe que já era cardíaca, com a morte da minha irmã ia constantemente parar ao banco de urgência com crises do coração.


Quando saí de casa deixei a minha mãe, as minhas quatro irmãs mais novas e os meus três sobrinhos órfãos.


Fiquei presa até Agosto, pesavam sobre mim graves acusações de coisas que eu nāo tinha feito. O meu inqueridor (Ferreira Neto) disse-me que tinha a cabeça a prémio e que negasse tudo que me perguntassem (verdade ou mentira) e assim fiz. Eu nāo temia pela minha vida, só estava preocupada com a minha família, pensando que se eu morresse a minha mãe também morreria, porque não aguentaria a morte de mais uma filha. Eu só pensava do que seria das minhas irmãs e dos meus sobrinhos. Este foi um dos momentos mais difíceis e marcantes da minha vida.


Mesmo a cair a minha mãe ia levar-me o almoço, eu sentia uma dor tão grande de pena dela que não conseguia ir ao portão buscar a comida e pedia para alguém fazê-lo. Até que um dia um agente detido do grupo da esquadra de Viana disse-me "camarada subinspectora, se não consegue olhar para sua mãe, pelo menos fique aqui na porta da caserna para que ela a veja e assim tenha a certeza que ainda está viva". E assim passei a fazer.


Ele tinha razão já tinhamos visto pessoas serem mortes a sangue frio pelo Cunha em plena luz do dia a tiro e a baioneta que cada um de nós só estava a espera da sua hora.


E hoje passados 44 anos o sr presidente da república numa operação de charme politicamente incorrecta e mais em jeito de pré-campanha e de branqueamento do MPLA do que de real e efectivo arrependimento, vem fazer aquele infeliz discurso para como sempre justificar a matança de mais de trinta mil pessoas durante dois, com requintes de maldade e crueldade porque eles também mataram?!


Quando é por demais consabido que os "comandantes" não foram mortos pelos fraccionistas e sim pelos seus próprios camaradas para aproveitamento político.


E todos aqueles que têm sido assassinados desde 1977 até aos dias de hoje mataram quem?
Perdão faz-se com verdade e justiça reparativa e não com embustes e faz de conta. Se o sr presidente e o MPLA pensam que assim o "27 de Maio" está resolvido, enganaram-se.


Um genocídio daquela envergadura onde foram cometidos crimes contra a humanidade, não deve nem pode acabar assim. Pessoalmente não sou a favor de vinganças nem do julgamentos ou condenações dos perpetradores, mas que se diga a verdade do que foi realmente aquilo, quem matou quem, como e onde foi enterrada ou atirada cada uma das vítimas. Só assim poderemos nos livrar desse pesadelo, desse fardo tanto violento que continua a assombrar e a perturbar as mentes, as almas e os corações dos que almejam por uma resolução esclarecedora desse dilacerante fenómeno que foi o "fraccionismo e que continua bem vivo para os sobreviventes e para aqueles cujos familiares desaparecidos continua por explicar.

 

Palmira Africano de Carvalho (Mirita)

 

 



from CLUB-K https://ift.tt/3yXhNxJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages