ARCCLA em Kinshasa para debater implementação da zona de livre comércio em África - Club-K Angola News | club k noticia hoje

Club-K Angola News | club k noticia hoje

club-k é um portal de notícias famoso. Este site não é o portal de notícias oficial do club-k.club k noticia hoje, noticias de angola club k.

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 25 de abril de 2021

ARCCLA em Kinshasa para debater implementação da zona de livre comércio em África

Luanda - O Ministério dos Transportes, por via da Agência Reguladora de Certificação e Logística de Angola, ARCCLA, e do Porto de Luanda, participaram na Décima Segunda Assembleia Geral da União dos Conselhos de Carregadores de África, UCCA, uma iniciativa que decorreu até Sábado, em Kinshasa, República Democrática do Congo.

Fonte: UCCA


A Assembleia Geral que reuniu o Comité Director de todos os Estados Membros da UCCA, tem agendada uma Conferência Internacional sob o tema “UCCA, Face aos Desafios da Implementação da Zona de Livre Comércio Continental Africana”.

 

O evento que reune organizações económicas regionais africanas, órgãos de gestão de corregadores de transportes do Norte, Centro e Sudeste do Continente, autoridades portuárias, instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial, BM, e Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, vai ainda abordar questões como a livre circulação de mercadorias entre os Estados membros da UCCA e encontrar estratégias que levem ao funcionamento das suas instituições, apesar dos momentos difíceis por que passa a economia mundial, por conta da Pandemia do Coronavírus. A Conferência Internacional será também uma ocasião para os membros estudarem mecanismos que concorrem para a facilitação do tráfico comercial.

 

A 12ª Assembleia da UCCA vai dar particular atenção para a criação de uma diplomacia económica mais activa no seio dos Conselhos de Carregadores Africanos; Participaram do certame representantes de Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Congo Brazzaville, Costa do Marfim, Gabão, Guiana, Guiné Equatorial, Guiné-bissau, Guiné conacry, Mali, Níger, Nigéria, República Centro Africana, Senegal, Tchad e Togo. Angola é actualmente Vice-Presidente da UCCA. A organização tem como meta o ano de 2023 para ver suas polítcas económicas implementadas com estratégias que estão agora a ser melhor traçadas com o fim de servir e garantir o desenvolvimento do Continente.

 

As principais recomendações sobre o papel da UCCA na implementação da ZCLCA foram:


1- Apoio na dinamização e construção de infraestruras logísticas para facilitação do comércio: Corredores de Desenvolvimento e Plataformas Logísticas



2- Assinar um memorando de cooperação com o Secretariado Geral da ZCLCA para ratificar o estatuto da UCCA de observador e confirmar a sua presença num dos sub-comités da ZCLCA


3- Contribuição para o desenvolvimento de PMEs e maior inclusão e participação das mulheres no comércio intra-africano.


O Comité aprovou os instrumentos de gestão (plano de actividades e orçamento) e deliberou sobre uma série de iniciativas que farão parte das resoluções que nortearão os destinos da União próximos 2 anos


De Realçar que os Conselhos de Carregadores da RDC e Senegal serão os Presidente e Vice Presidente respectivamente, em Substituição dos Conselhos de Burquina Faso e Angola.


Angola passa a Primeiro Relator da UCCA fazendo parte do seu Núcleo fundamental

 



from CLUB-K https://ift.tt/3dPCuTG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages