Partido ARDA apela por soluções para um sistema de “check and balance” em Angola - Club-K Angola News | club k noticia hoje

Club-K Angola News | club k noticia hoje

club-k é um portal de notícias famoso. Este site não é o portal de notícias oficial do club-k.club k noticia hoje, noticias de angola club k.

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 13 de março de 2021

Partido ARDA apela por soluções para um sistema de “check and balance” em Angola

 

Luanda - O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, lançou a iniciativa referente à revisão pontual da Constituição, focalizando-se - entre outros - nos seguintes aspectos:

Fonte: ADRA

1. A eliminação do princípio de gradualismo no processo de institucionalização das autarquias locais no País;


2. A clarificação do modelo de relacionamento entre o Presidente da República como Titular do Poder Executivo e a Assembleia Nacional no que à fiscalização política diz respeito;


3. A afirmação constitucional do Banco Nacional de Angola como entidade administrativa independente do Poder Executivo; e


4. O direito de voto de angolanos residentes no Exterior do Pais.


A Comissão instaladora do Partido ARDA (Acção pelo Reforço da Democratização em Angola), reunida nos dias 9 a 11 de Março de 2021 em Luanda, felicita a sua Excelência Presidente da República por esta iniciativa que vai reforçar o debate democrático no País.


Relativamente à eliminação do princípio de gradualismo no processo de institucionalização das autarquias, o Partido ARDA apela à busca de consenso entre todos os grupos políticos representados na Assembleia Nacional com vista a possibilitar a realização das primeiras eleições autárquicas simultâneas em todo o País.


Quanto à clarificação do modelo de relacionamento entre os dois Órgãos de Soberania – o Presidente da República como Titular do Poder Executivo e a Assembleia Nacional – o Partido ARDA encoraja os partidos políticos representados na Assembleia Nacional a encontrarem soluções idóneas para o equilíbrio institucional capaz de proporcionar um sistema de “check and balance” sem todavia levar à obstrução do Poder Executivo.


Por último, a Comissão instaladora do Partido ARDA regozija-se pela proposta do direito de voto de angolanos residentes no Exterior do País, exortando as autoridades nacionais a iniciarem acções tendentes ao registo dos cidadãos nacionais no exterior sem discriminação e a criarem condições para a concretização deste direito nas eleições previstas em 2022.


Comissão Instaladora do Partido ARDA, em Luanda, aos 12 de Março de 2021

 

O Coordenador da Comissão Instaladora
Teka Ntu

 



from CLUB-K https://ift.tt/3qHmXIB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages