Justiça detém gestora da Escola de Saúde da Huíla - Club-K Angola News | club k noticia hoje

Club-K Angola News | club k noticia hoje

club-k é um portal de notícias famoso. Este site não é o portal de notícias oficial do club-k.club k noticia hoje, noticias de angola club k.

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Justiça detém gestora da Escola de Saúde da Huíla

Lubango - A directora interina da Escola de Formação de Técnicos de Saúde da Huíla está detida preventivamente desde quarta-feira, acusada pelo Ministério Público (MP) de peculato, associação criminosa, participação económica em negócios e tráfico de influências.

Fonte: Angop
Deolinda de Jesus Pinto Viera Lopes Lélis, de 51 anos, está no cargo de gestora da instituição pública desde 2019.

O procurador-geral da República na Huíla, Gabriel Custódio, disse esta sexta-feira no Lubango que pesam ainda sobre a acusada crimes de violação de normas de execução do orçamento e branqueamento de capitais.

Sublinhou que a mesma fez uso indevido de fundos públicos, dando destino diferente daquele para o qual o valor foi alocado, acrescentando que a quantia está a ser apurada e será divulgada posteriormente.

“Os valores desviados serviriam para a prestação de serviço à instituição. Ainda sobre si pesa a acusação do uso pessoal de uma viatura, propriedade da escola”, afirmou.

O procurador fez saber que foi igualmente detida, há uma semana, em Luanda, sob mandato de captura, a empresária Teresa das Dores Francisca Gomes Nebrasca, de 45 anos de idade, no âmbito do processo que envolve o director municipal de Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação da administração do Lubango, Tchitengueleka Huambo.

Em causa estão 243 milhões de Kwanzas, que representa o total de valores alocados pelo Estado nos programa de Combate à Pobreza, de Investimentos Públicos e do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que deverá ser apurado em sede da instrução, para se apurar a real quantia desviada.

A também proprietária da empresa Gosplan - Serviços e Comércio, será encaminhada para a Huíla, indiciada na prática dos crimes de associação criminosa, participação económica em negócios e branqueamento de capitais, numa empreitada que ficou por executar, apesar de ter sido paga.

A Procuradoria Geral da República (PGR) na provincia recebeu, só no mês de Janeiro, oito denúncias relacionadas com crimes financeiros, que resultaram em duas detenções.

Na Huíla, a PGR tem uma lista de 197 processos de crimes económicos em instrução preparatória, nos quais estão envolvidos antigos e actuais gestores públicos, assim como funcionários que não exerceram cargos de gestão.



from CLUB-K https://ift.tt/2Nwms6b

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages