Movimento das Lundas acusa polícia de disparar sobre cidadãos indefesos causando sete mortes - Club-K Angola News | club k noticia hoje

Club-K Angola News | club k noticia hoje

club-k é um portal de notícias famoso. Este site não é o portal de notícias oficial do club-k.club k noticia hoje, noticias de angola club k.

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 30 de janeiro de 2021

Movimento das Lundas acusa polícia de disparar sobre cidadãos indefesos causando sete mortes

Luanda - O Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe acusou a polícia angolana de “um acto bárbaro e covarde” ao disparar sobre “cidadãos indefesos” na cidade do Cafunfo onde, segundo disse, sete pessoas morreram e 28 ficaram feridas.

*Armando Chicoca
Fonte: VOA

Anteriormente a polícia nacional tinha afirmado terem-se registado quatro mortos e sete feridos nos confrontos que disse terem sido o resultado de “um acto de rebelião armada praticado por um grupo de aproximadamente 300 elementos, afectos ao movimento Protectorado Lunda Tchokwe esta madrugada na vila mineira do Cafunfo-Cuango”.

 

A polícia acusou o grupo de atacar um posto policial com o objectivo de içar uma bandeira do movimento.

 

O Presidente do movimento protectorado disse a Voz da América que a matança foi simplesmente “um acto bárbaro e covarde” porque, diz Zecamutchima, “cumpriu-se com todas as formalidades que se impõe para uma manifestação ordeira e pacífica”.

 

Os manifestantes foram atacados com rajadas de metralhadoras, disse.


O número de vítimas de 30 de Janeiro pode subir, diz o presidente do protectorado alegando haver várias pessoas desaparecidas incluindo o Muanangana Mwacapenda Camulemba que sofreu destruição dos seus bens pelas forças de segurança.

 

Até as 16H30 de sábado, a policia nacional e FAA estavam a fazer operações de limpeza, detendo em Capenda Camulemba 9 cidadãos nomeadamente Teresa Joana, Simone Antonio Swete, Zeca Antonio, Kamba Keijo, Paulo Jorge Kulinua, Orlando Kavula, Henrique Hilinga, Simao Mukepe e Profeta Romeu.

 

As vítimas mortais foram identificadas somo sendo Mukwenda Tomas Luwampishi, Zango Zeca Mwandjali, Julio Elias, Suwete, Diniz Simba, Joele Julinho Lázaro

 

Segundo Zecamutchima, o número geral provisório nesta manifestação é de 16 feridos, 28 detidos 7 mortos e um numero elevado de pessoas desaparecidas.

 

Manifestações previstas na Lunda Sul e no Cuango foram impedidas pela polícia

Manifestação pacífica no Namibe

Enquanto isso, na Província do Namibe mais de quatro centenas de pessoas saíram as ruas protestando a intenção do executivo angolano explorar o petróleo na zona marítima da província.

 

“Peixe sim, petróleo não” gritavam os namibenses.

 

O Deputado Sampaio Mucanda liderou a marcha e as mulheres peixeiras com as suas bacias de peixe e caranguejo gritaram, pularam, dançaram e pediram ao chefe do executivo angolano para desistir da intenção.

 

Mais de 100 polícias asseguraram a marcha ordeira e pacífica que teve partida às 13 horas no largo do Espírito Santo e chegada no largo 1 de Maio.



from CLUB-K https://ift.tt/36siiDc

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages