Lisboa - O Juiz Presidente do Tribunal Supremo de Angola, Joel Leonardo está a ser criticado – me meios da magistratura - por alistar uma das suas filhas para integrar um grupo de magistrados que no próximo mês de Janeiro, viaja para uma formação de formadores de Juízes, em Portugal. A referida formação terá a duração de um ano na prestigiada Universidade de Coimbra.
Fonte: Club-k.net
Um ano depois de a mesma terminar o curso de Juíza
A filha Amélia Jumbila Isaú Leonardo Machado "Yuka" é uma jovem jurista que no ano passado terminou o curso de Juíza no Instituto Nacional de Estudos Judiciários de Angola (INEJ). Um despacho do Tribunal Supremo, com a chapa 4666/19, que o Club-K teve acesso, indica que até Outubro de 2019, Amélia Leonardo Machado estava colocada como funcionaria no gabinete do Presidente do Tribunal Supremo. Depois de concluir o curso de juíza, a jovem foi transferida para o Tribunal Provincial de Luanda.
No dia 15 de Dezembro, o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), fez uma comunicação, informando que Amélia Jumbila Isaú Leonardo Machado “foi indicada por este conselho (liderado pelo seu pai Joel Leonardo), a participar de uma formação na Republica de Portugal, cuja mesma terá inicio no próximo dia 08 de Janeiro de 2021.”
A nível do CSMJ, o assunto tem gerado contestação, uma vez que a indicação não foi remetida ao plenário deste órgão constituído por juízes para a devida aprovação. O Juiz Joel Leonardo terá ordenado ao secretário executivo, João Antônio Eduardo Agostinho a emitir o referido despacho, marginalizando as normas do CSMJ.
A contestação que se observa é acompanhada pelo argumento segundo a qual Amélia Jumbila Isaú Leonardo Machado, “mal terminou o curso de juíza em menos de um ano e foi logo nomeada pelo pai para fazer o curso de formadora de juízes em Portugal”. Ao ordenar a nomeação da filha, o Juiz Joel Leonardo ocultou o sobrenome “Leonardo” no despacho pondo apenas a letra “L”, para despistar as atenções.
Desde que assumiu em Outubro de 2019, a chefia do Tribunal Supremo, o Juiz Joel Leonardo tem tido um mandato conturbado consubstanciado em atropelos. É-lhe identificado impreparação técnica e deontológica para o cargo.
from CLUB-K https://ift.tt/3asBq6X
Sem comentários:
Enviar um comentário