Chumbado concurso para juízes do Tribunal de Contas - Club-K Angola News | club k noticia hoje

Club-K Angola News | club k noticia hoje

club-k é um portal de notícias famoso. Este site não é o portal de notícias oficial do club-k.club k noticia hoje, noticias de angola club k.

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 21 de novembro de 2020

Chumbado concurso para juízes do Tribunal de Contas

Luanda - Os vogais do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), chumbaram em reunião na passada quinta-feira, 19, em Luanda, o concurso público curricular para o provimento de quatro vagas para juízes conselheiros do Tribunal de Contas de Angola.

Fonte: Club-k.net

Segundo apurou o Club-K, o chumbo, foi justificado por terem sido detectadas ausência de transparência e fortes evidencia de que o corpo do Júri encabeçado por Manuel Dias da Silva estaria a ser influenciado para favorecer dois candidatos, Fausto Carvalho Simões, e Arlete Maria Bolonhês da Conceição, Consultora Jurídica do Gabinete da Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Renée Vicente Olavo Gambôa.


Dentre entre varias irregularidades foi verificado que o júri estaria a escolher candidatos com idade perto da estabelecida para um juiz ser jubilidado como é o caso de Fausto Carvalho Simões, antigo decano da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto.


Ao intervir na reunião, o vice-presidente do Tribunal Supremo, Juiz conselheiro Cristino Molares de Abril e Silva justificou aos seus colegas que estava a votar pelo chumbo para o bem da imagem das instituições do Estado. No final, os vogais foram unanimes em devolver o dossiê ao Presidente da comissão de Júri, Manuel Dias da Silva para reformular o processo.


O Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo e a Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Renée Vicente Olavo Gambôa, posicionaram-se contra o chumbo.


Iniciado em meados do ano, o concurso para vagas no Tribunal Supremo arrancou, na altura com acusações de que Presidente do CSMJ, Juiz Joel Leonardo estaria a violar a lei ao criar um regulamento que contraria a legislação (Estatuto orgânico e do processo do Tribunal de Contas) destinado a favorecer candidatos da sua preferencia.


Os candidatos que a que Joel Leonardo preparou para saírem vencedores do concurso são Fausto Carvalho Simões, Manuel José Domingos (Procurador da República), e Olinda Maria França, antiga administradora da RNA, e ex- responsável do Gabinete Jurídico da administração da Samba, tendo se notabilizado  devido as reclamações a volta de esquemas  de  aquisições de terreno naquela localidade.

Tema relacionado

Juiz manipula concurso para o Tribunal de Contas

 



from CLUB-K https://ift.tt/2KueQzQ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages