Angolanos entre os “gringos” que encabeçam a “bicha” para obter nacionalidade brasileira - Club-K Angola News | club k noticia hoje

Club-K Angola News | club k noticia hoje

club-k é um portal de notícias famoso. Este site não é o portal de notícias oficial do club-k.club k noticia hoje, noticias de angola club k.

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Angolanos entre os “gringos” que encabeçam a “bicha” para obter nacionalidade brasileira

São Paulo-Brasil - A etimologia da palavra “gringo” mostra que ela surgiu quando os Estados Unidos da América teriam se apropriado das imensas terras habitadas pelos índios Texas. O expansionismo norte-americano se estenderia depois às terras do estado que atualmente é a Califórnia.

*N. Talapaxi S.
Fonte: Club-k.net

Haitianos e senegaleses estão no topo

Como Texas e Califórnia pertenciam ao México, os guardas-fronteiras mexicanos, alertavam a população sobre a chegada de patrulhas norte-americanas gritando “green gold”. Isso porque o uniforme dos “invasores” era verde (“green”) com detalhes dourados (“gold”).

 

Com o passar do tempo, o grito de alerta “green gold” sofreu uma corruptelação, e deu lugar a palavra “gringo”. No Brasil, num primeiro momento, a expressão se referia aos estrangeiros latinos (bolivianos, uruguaios, argentinos, paraguaios, chilenos, etc.) além dos próprios norte-americanos. Mas, atualmente, refere-se a qualquer estrangeiro, indepentende do país de origem, seja visitante ou residente no país. E esse é o caso dos angolanos, assim como dos haitianos e senegaleses.

 

A “BICHA” PARA A NATURALIZAÇÃO

Eles são os gringos que encabeçam a lista de solicitações para a obtenção da nacionalidade brasileira, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Segundo o Ministério, de novembro de 2020 a janeiro de 2021 foram contabilizados 2.616 pedidos de naturalização de estrangeiros, dos quais lideram a lista os haitianos (497 pedidos), os senegaleses (279) e os angolanos (161).

 

As solicitações, que foram enviadas por meio do sistema “Naturalizar-se”, contaram também com uma inscrição considerável de cubanos (156 pedidos) e de venezuelanos (119).

 

Constatando-se um grande aumento na procura pelo serviço de naturalização, em pouco mais de dois meses, os pedidos representam mais da metade de todos os processos analisados pelo governo brasileiro em 2020 – 4.590 solicitações.

 

Em 2019, o Ministério brasileiro da Justiça concedeu 7.606 naturalizações em balanço feito até os últimos dias de dezembro passado. Os cubanos (com 671 naturalizações), sírios (com 468) e libaneses (com 456) foram as nacionalidades mais beneficiadas.

 

O Sistema "Naturalizar-se" passou a ser usado no Brasil em novembro de 2020 e torna o processo mais ágil por meio de solicitações pela internet.

 

A naturalização é o ato pelo qual uma pessoa adquire voluntariamente a nacionalidade brasileira, desde que atenda aos requisitos estabelecidos por Lei.


REQUISITOS PARA NATURALIZAR-SE


Podem solicitar a nacionalidade brasileira os imigrantes que residam no país por, no mínimo, quatro anos; que tenham capacidade de comunicar-se em língua portuguesa; e que não tenham nenhuma condenação penal.

 

No entanto, a exigência de residência cai para um ano, se o solicitante tiver filho brasileiro (nato ou naturalizado); ou se for casado com uma brasileira (e não estiver separado legalmente ou de fato no momento de concessão da naturalização).

 

Há outra ressalva, no que diz respeito ao tempo mínimo de residência. Estrangeiros que tenham prestado ou podem prestar um serviço relevante ao país, assim como os que sejam recomendados por sua capacidade profissional, científica ou artística, basta que residam dois anos no Brasil para ter o direito a pedir a naturalização.

 

Uma especial condição é oferecida aos imigrantes originários de países de língua portuguesa - nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal Timor Leste e São Tomé e Príncipe. De acordo com a Constituição Federal, a eles é exigida apenas “residência por prazo indeterminado no País por um ano ininterrupto; e idoneidade moral”.

 



from CLUB-K https://ift.tt/2NaRFvF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages